+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
Curvas Glicêmicas, Insulinêmicas e Glicose Pós Prandal
O que é e para que serve a curva glicêmica ou TTG?

O teste auxilia o seu médico no diagnóstico de alterações dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Ele permite verificar o quanto a glicose aumenta no sangue após a ingestão de uma solução contendo um tipo especial de açúcar (glicose).  

Como é feito o exame de curva glicêmica?

Após uma coleta de sangue em jejum para a dosagem da glicose (se esta estiver normal), ingere-se a solução de glicose. Após a ingestão, são realizadas uma ou mais coletas de sangue para novas dosagens da glicose.  

Qual a diferença entre curva glicêmica e curva glico-insulinêmica?

Enquanto na curva glicêmica é dosada apenas a glicose no sangue, na curva glico-insulinêmica, dosa-se também a insulina. Por isso também é denominada Curva Glicêmica com Dosagem de Insulina. Ao contrário da curva glicêmica cujo principal objetivo é verificar se o paciente apresenta algum distúrbio do metabolismo da glicose, a curva glico-insulinêmica consiste em exame indicado para avaliar o aumento da insulina em resposta à sobrecarga de glicídios (resistência insulínica).  

É necessário jejum antes destes exames? 

Geralmente sim. É recomendado o jejum de 8 horas antes destas curvas.   Estes exames devem ser feito sempre pela manhã? Recomenda-se que sim, pois foram padronizados para a realização nesse horário. A exceção é a Curva Glicêmica Simplificada da Gestante, que pode ser realizada em qualquer horário do dia.  

Existe uma dieta especial a ser feita antes deste exame? 

Nos três dias que antecedem o exame, é importante que seja realizada uma alimentação com mais de 150 gramas de carboidratos (açúcares contidos, por exemplo, nas massas, pães, frutas, cereais, etc). Geralmente, uma pessoa que não esteja fazendo dietas com restrição alimentar ingere esta quantidade.  

Pode-se fazer exercícios antes da realização da curva glicêmica?

Pede-se que não, pois pode levar à alteração da concentração da glicose no sangue, dificultando a interpretação do exame.  

Há alguma recomendação especial durante a curva glicêmica?

Sim. Não se deve ingerir alimentos nos intervalos das coletas de sangue e deve-se permanecer sentado e sem fumar até que o exame esteja terminado.  

O que é o exame de glicose pós-prandial? 

É um exame que dosa a glicose (açúcar), no sangue. Geralmente 2 horas após a refeição.  

Existe uma dieta ou refeição especial a ser feita para a realização desse exame?

Geralmente não. Ele deve ser realizado após uma das refeições habituais (a refeição normal do dia-a-dia). Preferencialmente, esta refeição é o almoço, pois contém todos os nutrientes em quantidades suficientes para uma avaliação adequada. Conforme a indicação do seu médico pode haver, entretanto, necessidade de realização deste exame em outro horário (por exemplo: café da manhã, lanche, etc). Neste caso, deve ser seguido o horário recomendado pelo médico.  

Há alguma recomendação durante a coleta para o exame de glicose pós-prandial?

Não. O paciente deve idealmente manter as suas atividades habituais do dia a dia. A coleta geralmente deve ser realizada duas horas após o início da alimentação. Conforme cada caso, o seu médico poderá solicitar um tempo diferente deste para a coleta (por exemplo, uma hora após).

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS